O yuzu, também conhecido como limão japonês, é um cítrico, híbrido natural entre o limão Ichang (Citrus ichangensis) e a tangerina selvagem (Citrus reticulavatar). Trata-se de uma árvore pequena, nativa da China, com grandes ramificações verticais, pertencente à família Rutaceae, que pode chegar entre 4 e 6 metros de altura quando cultivada em terreno aberto, sendo bastante resistente ao frio, suportando temperaturas até 12°C negativos.
Apesar de ser nativo da China central, foi introduzido no Japão e Coréia durante a dinastia Tang (618-907), bem no início do período Asuka (593-710), época de grande evolução do Japão, em comparação ao anterior, período Yamato. No início do século XX chegou ao Brasil, geralmente cultivados em comunidades japonesas.
O óleo essencial de yuzu é extraído por prensagem da casca do fruto, com um rendimento de, aproximadamente, 1,55%, dependendo da safra. Historicamente, tanto a fruta quanto o óleo são utilizados para diversos fins, incluindo religiosos.
No Japão, por exemplo, é costume popular tomar banho de yuzu no solstício de inverno, onde colocam os frutos inteiros ou cortados pela metade dentro da banheira enquanto é feita a higiene corporal, pois acredita-se em suas propriedades auxiliares ao trato respiratório.
Aplicações cosméticas: Diminui celulite e estrias. Atua como antioxidante da pele.
Aplicações no campo emocional: Proporciona alegria, descontração, equilibra o humor.
Componentes principais: Limoneno e gama-terpineno.
Método de extração: Prensagem da casca da fruta.
Nota olfativa: Alta.
Classificação de fragrância: Cítrico, doce.
Família: Rutaceae.
O Bosque dos Gnomos foi criado com o objetivo de entregar produtos encantados para cada uma das pessoas, trazendo uma linda conexão de amor, respeito e carinho com as forças dos elementais e dos seres mágicos que nela habitam ♥